23 de mai. de 2014

Belo Monte: o conflito continua

Mesmo a grande mídia tem coberto o conflito em Belo Monte...


Há notícias de que no dia 12 de maio de 2014, índios e ribeirinhos atacaram o canteiro de obras da usina hidrelétrica Belo Monte, na cidade de Altamira (PA). Os portões e máquinas do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) foram depredados. Um ônibus desse Consórcio foi incendiado. Homens da Força Nacional tentaram impedir o ataque.


Depois disso, em 22 de maio, os índios e ribeirinhos ocuparam e bloquearam a rodovia Transamazônica, no acesso ao canteiro de obras da usina hidrelétrica Belo Monte. No dia 23 de maio, outro ônibus do CCBM foi incendiado.


Os ataques têm o objetivo de exigir que a Norte Energia, consórcio responsável pela construção e operação da usina, assine um termo de compromisso para implementar o chamado “Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena (PBA-CI)”.


O plano estabelece as ações que o consórcio deve garantir aos índios durante todo prazo de concessão da usina, que é de 35 anos a partir de 2010, e deveria ter sido assinado até um mês depois de o consórcio obter a licença de instalação da hidrelétrica, a qual foi emitida em junho de 2011.