6 de mar. de 2014

Anarquia sem hífens

Obs 1... antes/depois deste post (feita hoje, em 04/11/2014): o 1º nome deste blog era "Eco-Anarquismo", e esse nome ainda está no endereço que tive de escolher como está lá, sem o hífen; depois de novas leituras, de acompanhar ou participar de algumas discussões em fóruns, e também de algumas conversas com colegas e amigos, achei que "Eco-Anarquismo" já não expressava bem minha visão de mundo, de vida e de "ação 'política'", e resolvi mudar o nome do blog para "REVOLTA FERAL", acho que em julho ou agosto deste ano; o post como segue foi feito antes disso. Obs 2... e, depois disso (agora, no final de ano), meio que (re)voltei pro nome "O Eco-Anarquista"... oras, esses nomes!

Apesar de ter posto o prefixo "Eco" e um hífen antes de "Anarquismo" no título deste blog, gosto muito da posição defendida por Karl Hess no artigo "Anarquia sem hífens", em que ele afirma: "Eu sou um anarquista." "Mas não há hífen após o anarquista."
Tudo bem gostar de Karl Hess e do ecologismo (ele, aliás, também gostava do ecologismo, e muito), acho, mas tomei o cuidado de não por o hífen após, e sim antes...
Bem, acho também que é melhor cada um fazer sua própria leitura de "Anarquia sem hífens", não é?


Karl Hess foi um filósofo e ativista norte-americano que influenciou desde o pensamento político liberal conservador até o pensamento político socialista libertário (ou anarcossocialista (olha o hífen oculto!)), passando pelo pensamento político libertariano (e anarco-capitalista (olha o hífen ostensivo!)), e também os pensamentos ecologista e anti-tecnológico.
Se alguém quiser conhecer um pouco mais sobre Karl Hess, pode clicar nestes links:

Em Português         Em  Espanhol         Em    Inglês