21 de mar. de 2014

A Ideologia da Vitimização

Este post, "A Ideologia da Vitimização", que é a tradução de um artigo de Feral Faun* que está disponível no blog A Vida Nos Bosques (e que foi traduzido pelo próprio autor desse blog), é uma postagem para ser lida/pensada como uma ajudinha para abandonarmos certas esquerdices que só serviram para mal-humorar e desvitalizar o(s) anarquismo(s), e começa assim:

" Em Nova Orleans, próximo ao French Quarter, há um grafite em uma parede que diz: 'Homens Estupram.' Eu costumava passar por ele quase todos os dias. Na primeira vez que eu vi, me deixou puto porque eu sabia que quem fez o grafite me definiria como um 'homem' e eu nunca desejei estuprar ninguém. Nem nenhum dos meus incriminados amigos. Mas, como eu fui encontrando este dogma em spray todos os dias, as razões para minha raiva mudaram. Eu reconheci este dogma como uma oração para a versão feminista da ideologia da vitimização – uma ideologia que promove medo, fraqueza individual (e consequentemente dependência em grupos de suporte baseados em ideologias e em proteções paternalistas de autoridades) e cegueira para todas as realidades e interpretações de experiências que não conformam com a visão de alguém sobre si mesmo como vítima."

Leia o post todo aqui:


"Para quem não conhece, o *Feral Faun é um dos pseudônimos de um filósofo anarquista, também conhecido pelos pseudônimos Wolfi Landstreicher ou Apio Ludd. Seus escritos exerceram influência principalmente entre os anarquistas insurrecionais, anarquistas verdes, anarco-primitivistas, e primitivistas 'ferais'. Ele usou este pseudônimo principalmente durante a década de 80, e creio que ninguém sabe quem realmente é esta pessoa, só os seus editores."